Posted by : luh reynaud quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015


Saudações, galerinha! Primeiramente devo agradecer a você leitor que vem visitar o Crítico 6, esse blog criado pra falar sobre esse tão amado hobby, o RPG de Mesa, que apenas desejamos expandir cada vez mais e mais, sendo este o objetivo do Blog. Mas vamos para o que interessa!


O que é esse tal de RPG?


RPG é a sigla inglesa para jogo de interpretação de papéis, ou seja, um jogo onde cada jogador irá interpretar um personagem num mundo imaginário proposto pelo um outro jogador especial, o Mestre de Jogo, dizendo como seus personagens agem. o Mestre é um tipo de jogador diferente, pois não tem um personagem específico - ele controla todos os outros personagens do mundo de jogo - e sua missão é produzir, juntamente com os jogadores, uma história legal em que todos se divirtam.O Mestre deve apresentar aos jogadores o cenário, a época, a ambientação, os personagens que não sejam dos jogadores e os desafios, enquanto os jogadores devem dizer a reação de seus respectivos personagens, desenvolvendo assim uma história conjunta.



Quem ganha nesse jogo?


Ninguém, e todo mundo. Isso mesmo, sendo um jogo amplo e sem competições entre os jogadores, o RPG acaba não possuindo vencedores ou perdedores. Há apenas uma forma de se ''vencer'' um RPG: se divertindo, pois único objetivo de um RPG é a diversão - se há diversão, todos ganham! Da mesma forma há apenas uma maneira de se ''perder'' numa partida: quando não há diversão, o jogo falhou. Então, ao jogar, apenas conte uma história que todos vão gostar, pois isso é RPG!




E para que servem os dados?


É comum que mesas de RPG possuam vários dados e que seus jogadores os rolem para determinar se ações de seus personagens foram bem sucedidas ou não, sob o julgamento do Mestre. Mas não é necessário se você não quiser! Se for de sua preferência, apenas deixe que o Mestre julgue o que for mais sensato e diga a consequência da ação de seu personagem. quando se sentirem mais a vontade ou se quiser, jogue com os dados, pois o elemento de aleatoriedade concedido por eles torna o jogo mais divertido e imprevisível!



Gostei, como posso começar a jogar esse jogo?

É muito simples! Basta reunir os amigos, escolher um jogador para ser o Mestre e contarem juntos uma épica história! Existem vários manuais sobre RPG criados para iniciantes, impondo regras e enriquecendo o jogo, porém de forma simples e fácil. Alguns exemplos de RPGs para iniciantes são Kids & Dragons3D&T Alpha e Mighty Blade.


E é isso pessoal, espero que tenham gostado da primeira postagem do Blog! No futuro postarei mais coisas para iniciantes, dicas, ideias, resenhas e reportes de sessões. Até mais!

{ 6 comentários... read them below or Comment }

  1. Pobre Paladino! Vai tomar uma martelada épica!

    ResponderExcluir
  2. Curti muito a ideia do Blog! ^^ Não conheço o universo de RPG de mesa então espero conseguir aprender com as postagens daqui... O modo com que escreve realmente ajuda iniciantes, obrigada.
    (Só um detalhe... http://redboxeditora.com.br/noticias/kids-n-dragon/ esse link não está funcionando.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Susano'o 6, um dos autores do blog, já disse: ficamos muito felizes por você estar gostando do blog, Anna Carolina! E vamos mesmo dar um jeito de consertar o link, obrigado! Continue acompanhando o blog, espero que goste ^^

      Excluir
  3. Obrigado por admirar nosso blog, o mundo de RPG e muito bom você gostará muito.
    E o link acima vamos tentar da um geito de arrumar pra vocês leitores ^^.

    Obrigado por nós informar, C6 Agradeçe.

    ResponderExcluir
  4. Curti muito o blog, só não encontrei onde se inscrever para receber notificações por e-mail quando saírem novas postagens.

    ResponderExcluir

- Copyright © Crítico 6 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -